Ramadan Méritos e Benefícios
“Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso”.
Louvado seja Allah, Senhor do Universo, que ordenou Seus servo a Jejuarem. Que a paz e a graça de Allah estejam sobre quem melhor praticou a oração e jejuou, nosso amado Profeta Muhammad, sobre seus familiares e seus nobres companheiros.
O jejum é uma adoração que carrega inúmeros benefícios para o indivíduo e para a sociedade, por isso Allah (SWT) concede e estabelece esta adoração para os crentes n’Ele e na Última de Suas Revelações, o Alcorão Sagrado. Ramadan é uma ocasião especial, uma escola onde aprendemos a elevar o nível de nossa fé, aumentamos a nossa capacidade de cumprimentos das adorações e nos firmamos na boa conduta. Estas são algumas das missões do jejum, que devem ser mantidas depois deste mês glorioso... Visando um conhecimento melhor da nossa adoração, apresentamos a seguir um resumo geral da importância e regras do jejum, rogando a Allah que nos oriente e nos faça aproveitar a ocasião do mês de Ramadan para alcançar a Sua misericórdia.
1. A identificação do jejum
O jejum é abster-se do alimento, bebida e outros anulantes do jejum desde a alvorada até o por do sol, com intenção específica.
2. O incentivo e a virtude de se jejuar o mês de Ramadan
O Profeta Muhammad (S) disse: “O jejum e o Alcorão intercederão pelo crente no dia do juízo. Dirá o jejum: Senhor meu, eu o provei dos prazeres e do alimento durante o dia, por isso, permita-me interceder por ele. E dirá o Alcorão: Eu o privei do sono durante a noite. Por isso, permita-me interceder por ele. E então intercederão”. (relatado por Ahmad).
“Quem jejuar o mês de Ramadan e conhecer os seus limites e se preservar do que deve se preservar lhes serão expiados os erros que antecederam”. (relatado por Ahmed e Al Baihaqi)
“A uma pessoa que jejuar o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas”. (narrado por Al Bukhári e Musslim)
“Quando chega o mês de Ramadan abrem-se as portas do paraíso e se fecham as portas do inferno e os demônios permanecem acorrentados”. (relatado por Al Bukhari e Musslim)
“Quem quebrar o jejum de um dia do mês de Ramadan, sem razão nem doença que o permita fazê-lo, jamais poderá repor este dia mesmo que jejue a vida inteira”. (relatado por Al Bukhári)
3. A quem é obrigatório o jejum de Ramadan?
É obrigatório o jejum de Ramadan a todo muçulmano, mental e fisicamente capaz e responsável (que atingiu a idade da puberdade), exceto quem é ordenado a quebrar o jejum, como a mulher no ciclo menstrual ou no período pós – parto, doente ou viajante. Mesmo não lhes sendo obrigatório o jejum, é aconselhável acostumar as crianças a jejuar a partir dos sete anos se forem capazes.
4. O estabelecimento do jejum como adoração
O jejum foi estabelecido no 2º dia do mês de Sha’aban (mês que antecede o Ramadan) do ano segundo após a hijrah (migração do Profeta Muhammad (S)). O jejum é estabelecido:
* No Alcorão, disse Allah o Altíssimo: “Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah. Jejuareis determinados dias; porém quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só á custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan em que foi revelado o Alcorão, orientação para os humanos e evidencia da orientação e discernimento. Assim, quem dentre vós testemunhar o mês que o jejue, porém, quem se achar enfermo ou em viagem,jejuará, o mesmo numero de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o numero (de dias), e glorifica a Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (Al-Bácara 183-185)
* Na sunnah, disse o mensageiro de Allah (S): “O Islam foi edificado sobre cinco: o testemunho que não há divindade além de Allah e que Muhammad é mensageiro de Allah; a observação do salat; a doação do zakat; o jejum de Ramadhan; o hajj à casa sagrada”. (Mutafakun alaih)
E disse (S): “Quem jejuar o mês de Ramadhan com fé e esperança (de receber a retribuição de Allah) lhe será perdoado o que antecedeu do seus erros”. (Mutafakun alaih)
5. O que anula o jejum
* Todo alimento e bebida ingeridos pela boca ou outras vias do corpo. Está incluso tudo o que é ingerido por via oral, como remédio e fumo. Assim, quem se alimentar ou beber, deverá repor o dia de jejum perdido, e é seu dever se arrepender e rogar o perdão de Deus.
*A relação sexual. Quem manter relação sexual durante um dia de jejum deverá repor o dia de jejum quebrado e também lhe é obrigatória uma expiação: libertar um escravo; na ausência ou incapacidade deste, alimentar sessenta necessitados se não puder jejuar.
*A ejaculação sem a concretização sexual (ou através da masturbação, além de ilícito, quebra o jejum)
* O vômito proposital
6. Atos que não anulam o jejum
* O vômito involuntário e a ejaculação involuntária (durante o sono)
* Quem comer ou beber por esquecimento, deve completar o jejum e seu jejum é válido. Disse o Profeta Muhammad (S): “Quem esquecer enquanto de jejum, e comer ou beber, que complete o seu jejum, pois Deus o alimentou”. (relatado por Al Bukhari, Musslim, Abu Daud e Atirmizhi)
* É permitido colher sangue para exames ou para doação.
* Escovar os dentes, gargarejar (na ablução), com cuidado de não engolir água. Da mesma forma, tratamento dentário tem a mesma regra, sempre sendo proibido engolir qualquer resíduo.
* Colírio, remédios introduzidos no ouvido caso se assegure de que não engolirá nada pela garganta.
* Remédio sublingual (para problemas cardíacos, por exemplos).
* Injeções (exceto injeções que alimentam como soro e vitamina)
* O que absorvido pela pele, como gorduras e pomadas
* Anestesia (caso não acompanhe líquidos que alimentam).
Quem se alimentar depois da alvorada, pensando que ainda é noite, ou se alimentar antes do por do sol, pensando que já é noite, deve continuar o seu jejum depois de se esclarecer que errou (por respeito ao dia de jejum) e deve repor este dia após o Ramadan.
7. A quem é permitido não jejuar?
* É permitido não jejuar, mas deverão repor o jejum:
- O doente e o viajante.
* A doença que permite não jejuar á aquela que causará mais prejuízo ao doente agravando a doença ou atrasando a sua cura. Isto deve ser conhecido por meio de um médico de confiança ou pela própria experiência.
* Quanto à viagem, a distância que permite a quebra do jejum é de no mínimo 81 km (aproximadamente). O viajante só deve quebrar o jejum quando atravessar a região habitada da cidade e iniciar realmente a sua viagem.
Fica a critério do viajante, jejuar ou não. Pode se dizer que seguir a permissão de não jejuar é melhor para quem se cansar em excesso em sua viagem. E se o jejum não lhe causar fadiga excessiva é melhor que jejue. Em todo caso, nos foi relatado: “Viajávamos com o mensageiro de Allah (S), quem jejuava não repreendia quem não jejuava e quem não jejuava não repreendia quem jejuava”. (Al Bukhari)
- A mulher grávida ou lactante, se temerem pela própria saúde ou pela saúde da criança.
- Quanto às mulheres que estejam no ciclo menstrual ou no período pós - parto, nestes casos, está vedado o jejum mesmo que queiram fazê-lo, mas deverão repor os dias de jejum perdidos.
* Podem não jejuar e devem pagar uma expiação:
- Homens e mulheres que sejam demasiado fracos e não esperam ter condições de repor o jejum perdido.
- Doente que não tem esperanças de ser curado e repor o jejum.
Estes ficam isentos de tal dever, mas devem oferecer uma refeição a um necessitado por dia de jejum quebrado.
8. A educação do mês de Ramadan e do jejum
- Procurar se consagrar com os diversos benefícios do jejum: a adoração sincera a Deus, o temor a Deus, o agradecimento a Ele, a elevação do espírito, aprender a força da paciência, a disciplina, lembrar dos menos favorecidos, a educação alimentar, etc.
- Se abster de dizer e agir com falsidade, não dizer blasfêmias, vãs palavras, insultos, não ser injusto. Enfim, aprender a auto disciplina e o auto controle.
- Cumprir as orações em seus devidos horários. Procurar cumpri-la em grupo na mesquita, principalmente as orações da noite: oração do Ishaá, salatul Taraweeh realizada na maioria das mesquitas em oito rakáh (genuflexões) e mais três com a intenção de salatul witr.
- Intensifique as suas doações pela causa de Deus, procure ajudar o necessitado, o órfão e tenha a generosidade como caráter. Aicha (R), esposa do Profeta (S), disse: “O Mensageiro de Allah (S) era o mais generoso entre as pessoas, e era mais generoso em Ramadan”. (Al Bukhári e Musslim)
- Evite os pecados e preserve o seu jejum fazendo com que o jejum preserve a ti mesmo. O Profeta (S) nos disse: “Pode ser que um jejuador não ganha de seu jejum senão a fome e a sede”. (Ahmad, Ibn Majah e Ad-dárimi)
- Aproveite o seu tempo com as boas ações e procure abandonar aquilo que não traz bem, mesmo que seja licito. Ramadan é um curso no qual devemos treinar a disciplina e o aproveitamento das nossas vidas para a conquista da vida eterna.
- Recite o Alcorão Sagrado, procurando entender os seus versículos. Lembre-se: Ramadan é o mês do Alcorão.
- Intensifique as suas visitas aos familiares e amigos e quebre o jejum em conjunto com outros irmãos, fortificando assim, os laços de fraternidade e irmandade.
- É recomendável apressar o desjejum e atrasar o suhur (alimentação no fim da noite antes do início do jejum). Disse o Profeta Muhammad (S): “A minha nação estará bem enquanto atrasar o suhur e apressar o desjejum”. (relatado por Al Bukhári). Também é recomendável que não se coma em demasia no desjejum.
- Lembrar a Deus em todos os momentos e situações, principalmente, na hora do desjejum; dirigindo-se as preces (duaá) sinceras. A situação de jejum e a hora do desjejum é um dos momentos em que Deus atende às preces dos que O rogam. Quando o Profeta Muhammad (S) quebrava o jejum, dizia: “Allahuma laka sumt ua ála rizqika aftart, zhahabadhamaú uabtallatil úruq ua thabatal ajru inshaallah”. (Ó Allah, para ti jejuei, e com a Tua graça quebrei o jejum. A sede se foi, as veias se dilataram e a recompensa se firmou com a anuência de Allah).
- É aconselhável fazer a refeição do suhur. Caso não tenha fome, que o faça com um gole d’água, seguindo assim o conselho do Profeta Muhammad (S): “Façam o suhur, pois no suhur há bênção”. (relatado por Al Bukhári e Musslim)
- Também devemos procurar quebrar o jejum como o Mensageiro de Deus (S) o quebrava completando assim a bênção do jejum... “O mensageiro de Allah (S) quebrava o jejum com rutab (a tâmara antes de estar pasta), na ausência desta com tâmaras, na ausência de tâmaras, tomava alguns goles de água”. (relatado por Ahmad, Abu Daud e Attirmizhi)
- Também é da sunnah do Profeta Muhammad (S) no mês de Ramadhan: al iítikaf (a vigília na mesquita) nos dez últimos dias do mês de Ramadhan, quando procuramos nos ocupar com orações, leituras do Alcorão, dhikir (recordação de Allah) nestas noites que são as mais importantes noites do ano. A mais importante destas noites é a noite do decreto (lailatul cadr), sendo ela uma das últimas noites ímpares do mês (21, 23, 25, 27, 29). A maioria doa sábios afirma ser ela a noite do dia 27. O Profeta (S) disse:“Quem rezar durante a noite de Al Cadr com fé e esperança (de receber a retribuição de Allah) lhe será perdoado o que antecedeu dos seus erros”. (relatado por Al Bukhári).
Devemos passar pelo menos esta noite em vigília pedindo a Deus o perdão e uma vida repleta de orientação e retidão, rogando a salvação do inferno e a conquista do paraíso.
O Profeta Muhammad (S) aconselhou Aicha (R) a dizer nesta noite: “Alahuma inaka afuun tuhibul afua faafu ani” (Ó Allah, Tu és Perdoador, gosta do perdão. Perdoe-me, pois).
“A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o espírito com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é a paz até o romper da aurora”. (97:3-5)
Desejamos a todos um feliz Ramadan e um feliz Eid e que todos os vossos dias sejam repletos de alegria, realização e sucesso nesta vida e, o mais importante, para a vida eterna... Ó Senhor nosso, concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento infernal. Estes, sim, lograrão a porção que tiverem merecido... (2:201-202)