A MESQUITA


 

A mesquita é um lugar sagrado para nós muçulmanos, é onde nos congregamos para realizar nossas orações diárias. A palavra " mesquita " é uma tradução do árabe masjid, que quer dizer um" lugar de prostração".
 

Qual a importância da mesquita ?

As mesquitas foram as primeiras instituições de ensino para os muçulmanos; é o lugar onde se aprende sabedoria e virtudes. O profeta Muhammad  (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele), costumava, ao término da oração da Alvorada em sua mesquita, ser procurado pelos freqüentadores para aprender os assuntos da religião.
O profeta Muhammad  (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele), insistia na necessidade de todo muçulmano assistir às sessões de ensino nas mesquitas. A este respeito Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele), afirma ter ouvido o profeta Muhammad  (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele), dizer:
"Todas as vezes que um grupo de pessoas se reunir em uma das casas de Deus (referindo-se as mesquitas), para recitar o Livro de Deus (o Alcorão Sagrado) e estudá-lo, a serenidade e a tranqüilidade Divina os cobre, a misericórdia de Deus os envolve e os anjos os cercam, e Deus os menciona junto aos que estão perto dele (os anjos prediletos).'' (relatado por Muslim)

Em outra tradição, narrada por Utba Ibn Amr (que Deus esteja satisfeito com ele), relata:
Certa vez ao entrar na mesquita, o profeta Muhammad  (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele), encontrou-nos na As-Suffa (lugar na mesquita que era reservado aos hóspedes), e disse:
Quem de vós gostaria de poder ir todo dia de manhã ao vale de Bathan ou de Al Akik (dois vales perto da cidade de Madina), e poder trazer duas camelas robustas (o bem mais valioso do deserto), sem que seja produto de roubo ou algo ilícito?''
Respondemos: Ó mensageiro de Deus, todos nós gostaríamos de uma coisa dessa !
Disse-nos, então: ''Porque, então, vocês não vão todo dia de manhã à mesquita para aprender ou ler, nem que seja dois versículos do Livro de Deus (Alcorão Sagrado), isso é melhor que duas camelas, três são melhores do que três camelas, quatro são melhores do que quatro camelas.'' (relatado por Muslim)

 

Sahil Ibn Saad relata Ter ouvido o profeta Muhammad  (que a az e a bênção de Deus estejam sobre ele), dizer:
"Quem for de manhã à mesquita sem outro objetivo a não ser o de aprender um conhecimento útil ou ensiná-lo, a sua recompensa é igual a de um peregrino que cumpriu por completo a peregrinação" (relatado por Thabit)
O profeta Muhammad  (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele), costumava sentar-se na mesquita com seus discípulos, e esses em volta dele em forma de um circulo, todos corriam para essas reuniões e competiam em sentar o mais perto possível do profeta Muhammad  (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele), para maior aproveitamento de suas palavras.
A esse respeito Abu Wakid Al Harith Ibn Auf relata a seguinte tradição:

"Certa vez o profeta Muhammad (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele), enquanto estava sentado na mesquita e as pessoas em volta dele, entraram no templo três indivíduos. Dos quais dois se aproximaram do grupo, um deles sentando bem próximo do profeta Muhammad (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele); um deles viu um espaço entre as fileiras e ali sentou; e o terceiro acabou saindo da mesquita. Quando o profeta Muhammad (que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele), terminou a sua fala, disse aos presentes: o exemplo desses três é o seguinte: um deles procurou refugio junto a Deus e Deus lhe deu refúgio, o segundo respeitou a Deus, e Deus o respeitou; quanto ao terceiro esse deu as costas para Deus e Deus lhe deu as costas.'' (relatado por Bukhari)

Entende-se evidentemente desta tradição que Deus recebe cada um conforme as suas intenções. As mesquitas são verdadeiramente as casas de Deus
na terra para congregar os homens a fim de cumprirem os preceitos divinos da oração. É o local onde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias e para as orações de sexta-feira. Diz Deus no Alcorão Sagrado:

"Ó crentes quando fordes convocados para a oração de sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai vossos afazeres; isto será preferível se quereis saber. Porém, uma vez observada a oração, dispersai-vos pela terra e procurai as dádivas de Deus e mencionai freqüentemente a Ele para que prospereis”.  (Alcorão Sagrado, Surata Al Jumu'ah 62ª, versículos 9 e 10)

O muçulmano não deve perder em nenhuma ocasião de orar em congregação, cada vez que tal ocasião se apresentar. A oração em congregação é uma brilhante demonstração da unidade de objetivo e ação, da piedade e humildade coletiva perante Deus, e solidariedade afetiva entre muçulmanos.

Fonte


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!